7 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Literatura 2010

O maior galardão mundial das letras premiou o escritor, ensaísta, político e jornalista peruano Mario Vargas Llosa. Três décadas depois de ter sido atribuído a um columbiano, o Prémio Nobel regressa à América Latina, dando o título ao "eterno candidato" como já o apelidaram.
Mario Vargas Llosa
Não constava na lista dos candidatos para este ano, mas a verdade é que Llosa arrecadou este prémio, com 74 anos, o escritor foi já considerado um dos mais influentes escritores da sua geração. A academia sueca distingue-o "pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos".
Llosa é um líder político, activista pelos direitos do homem, pela igualdade social e pela liberdade, manteve-se sempre fiel a uma luta por um mundo melhor, nunca baixando os braços a qualquer regime.
O seu envolvimento político, desde logo com o regime de Fidel Castro, e empenhamento social foi um dos seus motores de escrita. Analista da realidade cresceu como romancista e enriqueceu desde cedo a literatura mundial.
Mário Vargas Llosa é o 103º Prémio Nobel da Literatura. 

Para muitos é um prémio mais do que merecido, um nome já consagrado internacionalmente e um "nobelzinho" fica sempre bem! Aos seus leitores: estejam preparados para um aumento significativo nos preços dos seus livros, o que em tempo de crise não fica nada bem! :p

Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário